Matéria na revista Negócios Pet!!

Matéria na revista Negócios Pet!!!
De tosador para tosadorhttp://www.revistanegociospet.com.br/materias-de-tosador-para-tosador-catia-barbosa.php


Cátia Barbosa

Proprietária da Art Animal Estética Canina e Veterinária, no Rio de Janeiro, fundada há 11 anos.



Cátia Barbosa ministra cursos de banho e tosa e faz parte do projeto Top Groomers dos laboratórios Centagro. Como nunca teve uma vida de facilidades, acostumou-se a ser guerreira e a lutar por aquilo que queria desde cedo.



Aos 17 anos, formou-se no Magistério e logo foi dar aulas para crianças, visando pagar seu exame pré-vestibular. Quando passou na faculdade de Letras, que seria em período diurno, sabia que precisaria de um ganho extra para se manter na faculdade. Sua mãe quem lhe deu a ideia do curso de tosa.



Naquele tempo, a dificuldade de achar um curso de tosa era grande e Cátia começou a ligar para canis de poodles, quando conheceu o groomer Nelson Cardoso, "um mestre em tosa à tesoura", segundo ela. "Com ele aprendi a fazer tosa com tesoura antes mesmo de aprender a tosa com máquina".



Fazia faculdade pela manhã e à tarde tosava cães em sua casa ou em domicilio. Após dois anos, já tinha certeza do que queria: trabalhar com cães e gatos em tempo integral. Trancou sua matrícula na faculdade e mergulhou de cabeça no banho e tosa.



Conseguiu emprego nas melhores pet shops da Barra da Tijuca e zona sul do Rio. "Confesso que escolhia onde queria trabalhar. Só trabalhava onde era respeitada como profissional e bem remunerada", argumenta.



Nesse tempo, foi convidada por Rogério Braun de Menezes, administrador da Fundação Canis (fundação para animais abandonados com hotel e clínica veterinária), que conheceu seu trabalho em um desfile de cães para implantar um curso de tosa. "Aliando meu conhecimento como professora formada à técnica da tosa, começamos o curso que foi um sucesso com vários alunos formados", esclarece.



A partir de então, não parou mais de dar cursos nas pet shops onde trabalhava e até mesmo em sua casa, conseguindo aliar suas duas grandes paixões: ensinar e tosar. "Sempre fui dedicada ao que fazia, buscava conhecimento em livros e revistas, congressos e palestras, que eram raros na época, como forma de aprender e diferenciar meu trabalho", garante ela.



Palavras negativas foram a mola propulsora para tomar atitude.



Um dia Cátia criou coragem e revelou seu sonho a um dos patrões: montar sua pet shop. Ele, gargalhando, disse-lhe que "ter uma pet shop não era para qualquer um, portanto, não era para ela". No outro dia, ela pediu demissão e foi montar uma pet shop sua.



"Agradeço a Deus por essa decisão. Foi um período muito difícil, mas nunca pensei em desistir. Não sou de dar ouvidos a palavras negativas e graças ao apoio do meu marido, de alguns amigos e da minha família, minha loja rapidamente cresceu. Mudamos para outra bem maior, temos uma excelente equipe e estamos crescendo até hoje", diz a empresária.



Atualmente, sua Pet Escola é a mais conhecida daquela região. "Fazemos a diferença com tosa à tesoura, nosso carro chefe imbatível. Tenho mais de 250 alunos formados em aulas práticas e individualizados, pois, para mim, o aprendizado ocorre de maneiras e em tempos diferentes para cada aluno", informa ela.



Por conta disso, ela tem hoje inúmeros profissionais (ex-alunos) com suas pet shops montadas e em bons empregos. Muitos mudaram completamente sua realidade devido ao curso de tosa. "Este é o meu prazer, deixa-me muito feliz, pois cada aluno retorna contando suas vitórias. Sinto-me feliz e realizada, mas jamais conformada. Tenho muito a aprender, sonhos e projetos a realizar e é preciso seguir sempre em frente".



Para Cátia, é imprescindível compartilhar o conhecimento. Ela promove cursos e palestras com profissionais renomados, sempre com o objetivo de fazer crescer a qualidade dos serviços oferecidos nas pet shops. "Acredito no crescimento da profissão somente se houver amor, dedicação e vontade de aprender", afirma a profissional de banho e tosa.



Em sua opinião, o profissional que transmite aos seus clientes segurança, responsabilidade, conhecimento e capacidade, será respeitado e reconhecido. "O que vemos muitas vezes são 'profissionais' reclamando e/ou desistindo da profissão. O que para mim só acontece se a pessoa ficar parada no tempo achando que já sabe tudo e que é bobagem se especializar", afirma.



Para os iniciantes ela tem um único e importante conselho: "Nunca deixe de aprender, busque sempre inovar e nunca desista dos seus sonhos".



Catia Barbosa

www.artanimalesteticacanina.blogspot.com